Com essa funcionalidade, você pode criar funis customizados e adicionar, remover e reordenar as etapas presentes no funil do seu processo seletivo, desde a aplicação do candidato até a contratação. Essa configuração tem o objetivo de estruturar as fases e notas de corte.

Como criar um funil de recrutamento?

Ao entrar na plataforma, no menu superior esquerdo clique no nome da sua empresa e depois em “Funis e Etapas”.

Clique em “Novo Funil” e você poderá visualizar um primeiro funil padrão com 4 etapas pré definidas: Descalificados, Interessados, Qualificados e Contratados. Estas etapa são obrigatórias e, portanto, não podem ser excluídas ou editadas. A quantidade de funis que você pode criar é ilimitada e todas essas etapas são essenciais para que o processo seletivo tenha começo, meio e fim.

Na etapa "Interessados" ficam todos os profissionais que se candidataram à sua vaga, tanto aqueles que se candidataram diretamente pelo site da Talentbrand quanto os que vieram de algum Job Board integrado a nossa plataforma.

Na etapa “Desqualificados” ficam todos os candidatos que foram desclassificados automaticamente em alguma etapa do processo, porque não atingiram uma determinada nota de corte, por exemplo, ou os candidatos que foram desqualificados manualmente por não atenderem a algum critério ao longo do processo.

Na etapa “Qualificados” ficam os candidatos que passaram nos critérios definidos pela empresa. Caso a empresa tenha criado alguma avaliação com nota de corte, é possível automatizar para os candidatos que atingiram a nota mínima sejam movimentados automaticamente para esta etapa.

Na etapa “Contratados” ficam os candidatos que foram escolhidos pela empresa para preencher a vaga.



Como renomear o meu funil?

Para renomear um funil já existente, clique no botão azul presente na parte superior direita do seu funil, digite um novo nome na caixa que irá aparecer e clique em 'salvar' para consolidar a sua ação.



Como desativar o meu funil?

Para desativar um funil já existente, clique no botão rosa com um símbolo de cadeado presente na lateral direita superior do seu funil e automaticamente o funil será desativado. Ao desativar um funil, ele não ficará visível para ser escolhido quando sua algum membro da sua equipe estiver criando uma nova vaga.



Como criar uma nova etapa no meu funil?

Para criar uma nova etapa para o seu funil, clique no botão "nova etapa". Dê um nome e, no menu suspenso, defina um tipo de etapa: Entrevista, Shortlist, Avaliação ou Ofertas e clique em “Salvar”. Não existe limite de fases para o processo seletivo, você pode adicionar quantas quiser.

Atenção: se o título ou o tipo de etapa não forem definidos, a etapa não poderá ser criada.



Como alterar a ordem das etapas no meu funil?

Para alterar a ordem das etapas do seu funil é só você clicar na etapa que deseja movimentar e arrastar para direita ou para esquerda alterando a sua posição. Sua ordem será automaticamente salva.



Como editar uma etapa no meu funil?

Para editar uma etapa já existente do seu funil, é só clicar no botão azul abaixo do ícone da etapa. Assim, você poderá alterar o título e também o tipo de fase dela.



Como remover uma etapa do meu funil?

Para excluir uma etapa, clique no botão vermelho abaixo do ícone referente à ela e posteriormente, clique em "Sim, continuar!" para confirmar sua ação. Assim, a etapa será permanentemente excluída.



Dicas para manter seus funis organizados

Aproveite a flexibilidade da plataforma da Talentbrand para manter seus funis cada vez mais organizados. Você pode criar quantos funis e quantas etapas quiser. Se você ainda está desenvolvendo uma estrutura para seus processos seletivos, use essa funcionalidade também para fazer testes e experimentos, você pode criar funis específicos para cada vaga e analisar qual delas tem um melhor desempenho.
E ainda que você tenha um processo bem estruturado com fases muito bem definidas, nós sabemos que cada área possui suas especificidades e avaliações próprias, por isso, que tal criar um funil para cada área?
Esse artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!