Recebemos muitas dúvidas sobre como funciona o processo de avaliação dos candidatos, e, por isso, resolvemos escrever esse artigo respondendo as principais perguntas.

Quais etapas os candidatos devem obrigatoriamente completar para participar de uma vaga?

Para participar de um Processo Seletivo a única coisa que você precisa fazer, além de demonstrar interesse na vaga, é completar seu perfil.

Em algumas áreas nós temos disponíveis etapas de avaliação técnica e áudio que podem ser complementares, ou seja, elas não são obrigatórias para a sua inscrição, mas aumentam suas chances de avançar no Processo Seletivo.

Avaliação técnica: Nessa etapa, você vai responder algumas questões objetivas sobre a sua área (Vendas, Marketing, Relacionamento, Design). Os candidatos costumam levar, em média, de 20 a 30 minutos para completar essa etapa. Uma vez realizada, a prova técnica é válida para todas as inscrições na sua área de atuação!

Áudio: Nessa etapa, você vai responder a algumas perguntas via áudio e o enviará para a Talentbrand via WhatsApp. O áudio deve durar entre 5 e 8 minutos.  Como na prova técnica, você vai gravar apenas um áudio para valer para todas as inscrições na sua área de atuação. Para entender melhor como essa funcionalidade é aplicada, acesse esse artigo.

Seu áudio e o resultado da sua avaliação técnica são válidos por tempo indeterminado. A avaliação técnica poderá ser refeita depois de três meses, mediante solicitação do candidato pelo chat ou pelo contato@talentbrand.com.br. 

Já o áudio poderá ser refeito sempre que o candidato desejar - ele só deve sinalizar a substituição pelo WhatsApp da Talentbrand. A partir do momento da substituição, este será o novo áudio válido para todos os processos da área de atuação em questão. É importante ressaltar que uma vez alterado, o antigo áudio será deletado e não será possível recuperar mais o arquivo pelo sistema da Talentbrand.

Quando meu perfil fica disponível para os recrutadores?

Seu perfil fica disponível para os recrutadores depois que você completar o seu perfil. As avaliações técnicas e áudio da área (quando houverem) são opcionais, mas ao fazê-las, você aumenta significativamente suas chances de avançar para as próximas etapas dos Processos Seletivos!

Nessa etapa, o trabalho é das empresas e da Talentbrand de avaliar o seu perfil. A Talentbrand avalia todos os perfis e recomenda os candidatos que se destacam. As empresas tem acesso a todos os candidatos e podem tanto conversar com candidatos recomendados pela Talentbrand, quanto com candidatos não recomendados. 

Os candidatos que a empresa contratante aprovar serão chamados para as etapas finais do processo seletivo.

Quando eu ganho uma resposta final sobre o processo seletivo?

Você sempre receberá uma devolutiva sobre seu processo seletivo, sendo ela positiva ou não.

Nossos processos costumam ter duração de 20-30 dias, e seu feedback provavelmente chega por e-mail e pela página do processo seletivo nesse mesmo prazo. Esse prazo pode haver uma variação pois dependemos da equipe da empresa contratante nesta etapa para fazer as avaliações.

Para processos que contratam para múltiplas vagas, no entanto, seu feedback pode demorar um pouco mais para chegar - justamente por se tratar de um processo seletivo mais longo. 

De qualquer forma, sempre te notificaremos quando seu feedback for disponibilizado na plataforma. Fique ligado no seu e-mail!

Como funcionam os feedbacks?

Escrevemos um artigo inteiramente dedicado a essa dúvida. Se quiser conferir com quais critérios atribuímos o feedback dos nossos candidatos, é só acessá-lo por aqui!

Espero que tenhamos tirado todas as suas dúvidas! Qualquer coisa, pode vir conversar com a gente.
Esse artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!